Perdendo o mundo para ganhar Jesus
Nesse post vou escrever algumas características de Jesus e assim demonstrar o que Ele deve ser em nossas vidas e o que devemos fazer para estar nele, em sua palavra.
Amor
Logo que falamos de Jesus, a primeira característica que nos vem à mente é o amor e também nos vem a passagem bíblica de João:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Cristo é a materialização do amor de Deus, Ele é a maior representação de seu amor. Ou ainda podemos dizer que Ele é o próprio amor de Deus para com o homem, porque esse amor está em Cristo, como podemos ver em Romanos:
Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! Romanos 8: 38-39
A maior prova que Jesus é amor foi quando Ele morreu naquela cruz para nos salvar e para que nós vivêssemos. E mesmo ele provando lá que nos ama, nós falhamos.
Muitas vezes somos iguais à Pedro e o negamos com nossas atitudes, que não demonstram Ele em nós. Outras vezes somos parecidos com Judas, trocamos Ele por “moedas de prata”, ou seja, preferidos coisas banais e passageiras, preferimos a honra humana do que serví-lo. E outras vezes somos iguais aquele ladrão da cruz e não reconhecemos Ele ao nosso lado, mas mesmo assim Ele continua nos amando e nos chamando de amigos, e só está esperando reconhecermos nossos erros e também que precisamos dele para nos acolher e perdoar.
Palavra
Jesus não é qualquer palavra que falamos ou escrevemos, mas Ele é a própria Palavra de Deus, pois como Ele mesmo disse, veio para que se cumprisse o que o Pai falou. Veio para que o plano de Deus de salvação para o homem se concretizasse. Por isso Ele morreu, para que promessa em nossas vidas pudessem ser cumpridas.
Podemos reafirmar isso olhando para o capítulo 26 de Mateus, onde conta a história da prisão de Jesus, em que Pedro, nervoso, cortou a orelha de um dos soldados que estava prendendo Jesus. Foi então que Jesus recolocou a orelha com um milagre e repreendeu Pedro, dizendo que era necessário a prisão para cumprimento das escrituras.
E para deixar ainda mais claro, lemos também em João, no capítulo 1, onde é usada a palavra “verbo” para Jesus, ou seja, Jesus é a palavra em ação. É a palavra de Deus que se fez carne para cumprir na terra o que o Pai tinha dito.
Humildade
Jesus é em tudo exemplo para nossas vidas, mas se pudéssemos destacar algo seria sua humildade, já que Ele foi capaz de se despojar, ou seja, abrir mão de toda sua glória e honra para nascer menino em uma manjedoura, crescer com seus pais, ser apresentado no tempo, ser batizado nas águas por João Batista, se preparar e realizar sua missão, levando seus ensinamentos aos pecadores, ensinando com mansidão e verdade.
Jesus usava parábolas para que os simples pudessem entender o que dizia e por fim submeteu-se à justiça humana e de forma inocente foi levado ao calvário para morrer, depois de ser traído e vendido por um dos seus. Foi humilhado, machucado, desprezado, abandonado, mas mesmo assim, nesse momento ouviu o ladrão que estava ao seu lado e deu sua salvação para ele.
Seria muito bom se nós tivéssemos só um pouco dessa humildade, mas a verdade é que somos orgulhosos, cheios de nós mesmos e de nossas razões. Por meras coisas nos irritamos e por qualquer mal entendido ficamos magoados e não queremos perdoar. Quando isso acontece, logo vem o pensamento de vingança, o julgamento, sendo que Ele levou sobre si toda nossa culpa, e nós não queremos perdoar.
Que possamos aprender com Ele, que é misericordioso e tem perdão para dar. Vamos ser mais tolerantes e nos colocar no lugar do outro, perdoar e amar mais. Isso não significa nos conformarmos com o pecado ou concordarmos com ele, Jesus nunca fez isso, mas amar o pecador e fazer de tudo que está em nosso alcance para alertá-lo de seu pecado, para que ele se arrependa e através de Cristo, venha ser salvo.
Lá na cruz tinham dois ladrões, os dois eram culpados, mas um deles, orgulhoso, não reconheceu Cristo e fez pouco caso de sua morte. Já o outro, reconheceu Ele como Filho de Deus e alcançou seu perdão.
Então, que possamos todos os dias quebrar nosso orgulho e reconhecer que é através do sacrifício e ressureição de Cristo que alcançamos o perdão e a vida eterna. E possamos também, continuamente aprender com Ele, que é manso e humilde de coração.
Poder
Jesus é poderoso. Obviamente Ele tem muito poder, podemos ver e confirmar isso em todos os evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. E em toda a sua vida, Ele deu prova de seu poder, libertando endemoniados, ressussitando mortos (como Lázaro, que já tinha morrido a 4 dias), curas de enfermos e outros acontecimentos. Podemos ver mais um deles em Marcos 4: 35 a seguir, que nos conta que os discípulos e Jesus estavam num barco, sendo que Jesus estava dormindo quando uma grande tempestade os atinge e em desespero, com medo de perecerem, eles chamam Jesus, que fala com o vento e o mar e eles o obedecem. Mesmo aqueles que já tinham visto tantos milagres se espantaram e perguntavam quem era aquele homem que até o vento e o mar o obedeciam.
Vendo isso, será que conhecemos o Deus que servimos? Ouvimos falar, falamos que acreditamos, mas será que sabemos o tamanho de seu poder em nossa vida? Se realmente conhecemos Cristo e sabemos o quão maravilhoso Ele é, porque então ainda nos apegamos a coisas banais?
Por que ainda trocamos Ele por quase nada? Infelizmente ainda nos debatemos, ficamos desesperados, “acordamos Ele” porque não temos comunhão suficiente. Não conhecemos Ele tão bem, para que possamos com nossa fé determinar, e pela fé as coisas acontecerem.
Perder para ganhar
Para ter Jesus em nossa vida, o primeiro passo é perder, você sabia? É isso mesmo, Ele mesmo fala em Mateus:
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Mateus 10:39
Podemos observar que é necessário perder, para que possamos ganhar Cristo em nossas vidas. Todos os dias nos desfazer de nosso ego e orgulho, quebrar nosso eu e renunciar nossa carne. “Morrer” carnalmente e ganhar uma nova vida espiritual. Para ganhar o céu, Ele mesmo disse que era necessário nascer de novo.
Na verdade precisamos perder muitas coisas: velhos hábitos, vícios, prazeres pecaminosos, luxúria, orgulho, ego, até mesmo família e amigos, por amor a Cristo, porque aquele que o ama aborrece o ímpio.
Mas infelizmente, não estamos disposos à isso e acabamos perdendo Jesus. Será que vícios, prazeres carnais, coisas que duram minutos e segundos, valem tudo isso? Vale perder Jesus em troca disso?
Sendo que Cristo abriu mão de tudo, até mesmo de sua própria vida para você e eu, hoje fizéssemos essa escolha e pudéssemos ter a oportunidade de escolher perder esse mundo para ganhar a vida eterna ao seu lado.
Se você quer realmente Cristo em sua vida, comece perdendo coisas que te afastam dele e ganhe comunhão com Ele, como um amigo.
Comece a passar o tempo falando com Ele, lendo a Bíblia, e ganhe um consolador para te guiar, ajudar e consolar, o Espírito Santo. Não que você não possa, mas, se possível, perca o futebol, filme, série e louve, ore, faça jejum e ganhe graça, unção e poder.
Muitas vezes nos perguntam, ou nós mesmos nos perguntamos, se perdemos nossas vidas sem aproveitar, porque obedecemos a Deus, nos privando de certos prazeres e nos dedicando a comunhão com Deus, mas na realidade ganhamos espiritualmente. Ganhamos unção, poder, paz e a presença do Santo Espírito de Deus em nossas vidas.
E por fim ganhamos uma vida diferente e que se extende pela eternidade ao lado de Jesus.
Comentários
Postar um comentário