Sobre confiar em Deus e descobrir nosso propósito
Já faz um tempo que tenho pensado sobre confiança em Deus e nosso propósito, porém eu não tinha pensado em trazer ele como post aqui. E hoje eu tinha anotado no calendário que eu faria uma indicação de filme para vocês assistirem, porém eu assisti dois filmes e não achei que foram daqueles tipos de filme que a gente pensa "que legal, outras pessoas precisam ver isso", então não tinha nada para postar, a não ser que pegasse um texto já feito e escrevesse ele aqui.
Então foi isso que fiz, peguei um texto que o Manoel (meu marido) tinha escrito e resolvi passar ele aqui para o blog, porém lendo ele, percebi que poderia escrevê-lo do meu jeito e passar também a minha experiência com esse assunto.
Nossa confiança deve estar depositava só em Deus
O texto falava sobre a nossa confiança, que deve estar depositada exclusivamente em Deus, porque quando fazemos isso, temos a tranquilidade e certeza de que tudo vai acontecer de acordo com o propósito de Deus.
É muito fácil falar isso, "confiar em Deus", mas confiar mesmo é muito difícil, porque exige que tenhamos intimidade com Deus, exige que a gente conheça ele, porque se não o conhecemos, não conseguimos confiar.
E na nossa vida, temos muitas coisas para fazer. Podemos estudar, trabalhar, passear, assistir filmes, nos encontrar com amigos, familiares... e todas essas coisas exigem dinheiro, saúde, talvez status.
De onde surge a maior parte das nossas preocupações?
E é aí que surge a maior parte das nossas preocupações e coisas que de fato ocupam espaço em nossos corações, e o problema está em essas coisas ocuparem mais espaço do que o lugar que damos à Deus. Nosso coração deve estar só em Deus. Ele tem que ser nossa prioridade, e eu logo vou dizer o motivo.
Não é errado ter bens materiais ou trabalhar, que isso fique claro, aprendemos na Bíblia que é preciso trabalhar, porém em nenhum lugar fala que essa deve ser a parte mais importante da nossa vida. Inclusive fala que precisamos ter bom senso:
Não esgote suas forças tentando ficar rico;
tenha bom senso!
As riquezas desaparecem assim que você as contempla;
elas criam asas e voam como águias pelo céu. Provérbios 23:4-5
Precisamos ter bom senso porque a ganância por dinheiro e status pode ocupar um lugar em nossa vida que vai tirar Deus do lugar que ele tem que estar.
E não é esse o propósito que o trabalho e o dinheiro tem que ter em nossas vidas, que é o de nos sustentar e de ajudar outras pessoas. E eu também digo que precisamos ajudar no que for possível nas coisas na igreja local que participamos, porque só assim a igreja vai conseguir tratar com zelo quem já participa e alcançar mais pessoas.
Ajuntar riquezas na terra não deve ser o mais importante
Em Lucas 16, Jesus conta uma parábola sobre um administrador infiel, que estava trabalhando de forma errada, então seu chefe decidiu demiti-lo. Então ele pensou em ir falar com quem devia para seu patrão, e diminuiu a dívida deles, para que ele tivesse ajuda depois que fosse demitido.
Então Jesus diz que até as pessoas erradas usam dos recursos do mundo para se dar bem, mas nós que servimos à Ele, não estamos usando desses recursos para o bem das outras pessoas para que elas venham conhecê-lo.
Então devemos usar nossos recursos na obra de Deus, e não ter amor por essas coisas, pois elas não podem tomar o lugar de Deus em nossa vida.
Outra parábola que fala sobre isso é a do rico insensato, em Lucas 12, em que um homem fez uma colheita muito boa e quis contruir celeiros maiores para guardar tudo aquilo, invés de ajudar outras pessoas que não tinham. O que ele não sabia é que morreria naquele dia.
Então que possamos ser ricos para Deus e não ficar juntando tesouros na terra, fazendo disso o mais importante.
Nós também temos que cuidar com o serviço que prestamos na igreja, nos preocupando com o servir materialmente.
Vemos tantos cristãos com ansiedade, inclusive pastores, que querem fazer mais do que aquilo que Deus deu para fazer. Se precipitam, ficam preocupados e doentes.
O que Deus nos deu para fazer deve ser feito com prazer
Aquilo que Deus deu para fazer deve ser feito com prazer, e aquilo que não podemos alcançar, Ele fará.
Atualmente vemos muitas pessoas que estão longe de Deus e apegadas às coisas terrenas, por causa de frustrações e preocupações. Seja devido a situação financeira ou a saúde.
Muitas vezes criamos expectativas, sonhos, metas, que por diversos motivos não conseguimos alcançar e isso fica tão forte dentro de nós que pensamos até mesmo que seria melhor não viver mais.
Mas isso é porque os corações e a confiança está depositada em coisas ou projetos humanos e não em Deus.
Quando depositamos nossa confiança em Deus, podemos descansar, porque os projetos são Dele, os caminhos foi Ele quem traçou. E Deus não nos frustra, porque nossa esperança está nas coisas eternas e não aqui.
Quanto mais nos apegamos às coisas materiais, mais longe ficamos de Deus, e quanto mais confiamos em Deus, mais temos certeza que daqui não levaremos nada além daquilo que fizermos para o reino, que é espiritual.
Muitas vezes estamos inquietos com coisas que não podemos mudar. Como eu já escrevi, saber que precisa confiar e realmente fazer isso são coisas diferentes, porque é da nossa natureza humana ficarmos ansiosos pelo dia de amanhã. Mas pense comigo, se Deus cuida dos animais, como ele não cuidaria dos seus filhos?
Mesmo no trabalho, nosso propósito deve ser para o Reino
Eu já tive muitas experiências com preocupações no passado, quando estudava e quando trabalhava fazendo roupas para a minha marca. Eu me preocupava tanto que não tinha espaço para Deus na minha vida, mesmo eu que frequentasse a igreja.
O lugar que eu mais queria evitar era a igreja e também evitava encontrar outras pessoas. Parecia que tudo o que era falado era sobre eu ser um fracasso no meu trabalho.
Isso me deixou doente. Poderia ser diferente, mas Deus quis que eu passasse por aquilo, para que eu aprendesse de fato que a minha confiança não tinha que estar no que os outros dizem, nem dinheiro que posso ganhar.
O trabalho é importante, mas não é o mais importante. O nosso propósito, mesmo no trabalho, tem que ser para o Reino, pois podemos servir à Deus sendo trabalhadores honestos e dando um testemunho de fé que mostre Jesus aos outros.
Comentários
Postar um comentário