Atitudes de um cristão em meio à tempestade
Essa semana resolvi editar um texto do meu esposo, que foi uma pregação, e fala sobre as atitudes de um cristão em meio à tempestade, turbulências, como quiser chamar, que acontecem na nossa vida.
Em Lucas 8, encontramos uma linda história que pode nos ensinar em vários aspectos a levar uma vida com Jesus, como amigo e companheiro de embarcação.
Talvez você já conheça essa passagem de Lucas, no capítulo 8 e versículo 21, em que atravessando da Galiléia para a terra dos gadarenos, uma tempestade atingiu o barco onde estavam os discípulos e Jesus. Durante a tempestade, tranquilamente Jesus dormia.
Tendo muita água entrando no barco, os discípulos tiveram medo de afundar e morrer. O desespero tomou conta dos seus corações, foi então que acordaram o mestre, que imediatamente acalmou a tempestade e os indagou: Onde está a fé de vocês?
Os discípulos se maravilharam do feito de Jesus e se perguntavam: Quem é esse que acalma a tempestade?
Isso me fez pensar em que atitude de fé devemos tomar para agradar à Deus e não ser questionado sobre nossa fé como os discípulos foram.
Temos uma história verdadeira e mais recente, que o Espírito Santo me fez lembrar enquanto meditava nessa passagem bíblica. Essa história nos releva um pouco de como nossa fé deve ser posta em ação no momento em que uma tempestade está acontecendo.
Por volta de 1736, John Wesley embarcou em uma viagem missionária para os Estados Unidos, e junto com ele estavam os Morávios, grupo cristão que ele mesmo descreveu como "cheios do Espírito", "mortos para o mundo" e que "deixaram tudo pelo mestre".
Eles estavam viajando quando uma tempestadade aconteceu, o que impactou a vida de Wesley e mudaria sua fé e vida com Deus para sempre. Essa grande tempestade atingiu aquele navio com muita força a ponto das pessoas ficarem desesperadas.
Em meio àquele caos, Wesley notou que os Morávios estavam traquilos e faziam cultos louvando ao Senhor. Quando a tempestade passou, Wesley perguntou-lhes se não tinham medo de morrer ou de algo acontecer com eles, e categoricamente eles responderam que não.
Chegando ao destimo, América do Norte, um dos pregadores Morávios perguntou para ele: Você conhece a Jesus?
Essa pergunta o incomodou durante muito tempo, mais ou menos 2 anos. Voltando à Inglaterra, ele procurou conselhos do mesmo grupo e escutou uma frase bem conhecida: "Pregue a fé até conseguir tê-la, e depois, porque já a tem, pregará a fé".
Nessas duas histórias reais vemos algumas semelhanças e diferenças: Wesley agiu como os discípulos agiram, se desesperando e com medo de ir a pique. E os Morávios agiram como Jesus queria que os discípulos agissem.
Em Hebreus 11:1 diz: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos." Para passar por uma tempestade com calma e esperança, é somente com fé.
Fé que, apesar da tempestade, vamos chegar ao destino. É verdade que em uma tempestade, mesmo que estejamos perto da terra seca, é impossível avistá-la, por causa do escuro e das ondas. Nesse caso é preciso acreditar sem ver.
E isso nos trás um grande ensino, porque como Jesus advertiu em Mateus 5, andamos muito ansiosos e preocupados com nossas necessidades físicas e terrenas. Porém, se servimos a Cristo, e de coração procuramos agradá-lo, tenho certeza que ele nos ajudará.
Olhemos para Abraão, que obviamente já tinha ouvido falar de Deus, talvez porque Sem, filho de Noé, viveu na mesma época. Mas o que importa nessa história, é que quando Deus o chamou, ele não perguntou como seria. Deus só falou que o que faria e Abraão creu e foi justificado pela fé.
O ponto inicial de um cristão é a fé. É o início de tudo, porque só tendo fé naquilo que esperamos, mas não vemos, é possível seguirmos firmes.
No caminho para o céu, aos olhos carnais o evangelho é loucura e perca de tempo, mas aos olhos da fé é o caminho que nos leva à vida eterna. É com a fé que o Espírito Santo produz em nós o fruto da paciência, da paz e outros tantos.
Voltando para a história narrada em Lucas 8, vemos que lhes faltou fé. Os discípulos deveriam acalmar a tempestade. Eu acredito que o que Jesus queria lhes ensinar dormindo naquele barco, é que eles precisavam confiar em suas promessas e deveriam ter certeza que, apesar da tempestade, eles chegariam do outro lado salvos, pois a travessia era uma missão em que Jesus estava à frente.
Por que Jesus domiu no barco? Ele não podia dormir e depois atravessar? Ele não fez isso só pelo cansaço físico, mas também porque queria testar a fé de seus discípulos em meio à tempestade.
Nesse mundo temos aflições, dificuldades, tantas coisas nos preocupam, mas é como nos portamos diante dessas situações que vai mostrar e testar nossa fé. E é só buscando em Jesus e em sua Palavra que o Espírito Santo pode nos firmar na fé.
Como agimos diante das adversidades? Ficamos desesperados e vamos acordar Jesus? Ou temos a certeza que, mesmo em silêncio, se ele estiver conosco, podemos atravessar cantando?
E como podemos acrescentar ou ter fé à ponto de ficarmos calmos em meio à uma turbulência? O exemplo é nítido na vida dos discípulos, que tinham medo de morrer na tempestade, e na morte de Jesus, o abandonaram.
Mas tem uma coisa para se prestar atenção: após Jesus subir aos céus depois da ressureição, os discípulos ficaram buscando o Espírito Santo, crendo na promessa, no que não podiam ver.
E assim veio do céu o Espírito Santo os enchendo. À partir daí, a fé deles era tão grande, que os medrosos e de pouca fé pregavam a louvavam, mesmo sendo perseguidos. Agora não tinham medo de morrer, pelo contrário, enfrentavam a morte pela fé em Jesus e na promessa do céu.
Qual é a nossa desculpa?
Por que nos falta alguma coisa ou por que já fizemos bastante?
Talvez porque ir na igreja já é muito cansativo?
... Mas e o evangelho aos perdidos?
Temos que nos preparar, buscar um renovo e um revestimento do Espírito Santo, para que tenhamos fé para superar as adversidades.
Onde está sua fé?
Em que Jesus pode dar cura? Um bem material? Um emprego?
Não é errado e podemos crer que ele faz isso, mas e o céu? Ele é real para você?
Você acredita que vai morar lá? Foi essa a maior promessa que ele nos deixou para ainda se cumprir. Então apesar das aflições, das adversidades do mundo, temos que ficar tranquilos, pois temos um lugar preparado para nós. Lá não haverá tristeza, choro ou dor.
Somente com Jesus podemos ficar tranquilos em meio à tempestade. Só Jesus pode nos dar paz em meio à guerra e esperança em meio ao caos.
Se você quer isso, entregue seu coração à ele. Ele pode transformar sua vida e você pode passar pela adversidade o louvando porque tem certeza que ele te ama e tem um lugar preparado para você.
Comentários
Postar um comentário