Zaqueu: Um coração sedento sempre encontrará o Senhor
Essa semana quis trazer mais um texto que meu marido escreveu, mas escrever também o que eu penso sobre o assunto.
Se você chegou até esse blog, possivelmente já ouviu falar que existe um céu preparado para nós e que o único caminho para irmos à ele é Jesus Cristo e o meio para isso é a fé Nele como Senhor e Salvador.
Muitas vezes nos pegamos dizendo que conhecemos Jesus, mas será que Ele é apenas um conhecido que esbarramos uma vez ou outra ou realmente é nosso amigo e confidente?
Apesar de muitas vezes termos Ele como conhecido ou como alguém que só ouvimos falar, na verdade Ele é o fiel amigo que está sempre pronto para pousar em nossa casa e fazer morada em nós.
Deus está em todo lugar, mesmo que você tenha pecado e ficado triste consigo mesmo, não tente correr e se esconder de Deus, como Adão fez lá no jardim quando fez coisas erradas. Mesmo se estiver no mar profundo ou no pico mais alto, lá Ele está. Invés de agir dessa forma, faça como a pecadora que ungiu os pés de Jesus. Maria entendeu que sua fraqueza era estar longe do Mestre, então correu para seus pés.
Para continuar o assunto, vou contar agora a história de Zaqueu. Possivelmente você já deve ter escutado algo sobre ele. Encontramos essa história no evangelho de Lucas, no capítulo 19:
"Jesus entrou em Jericó e começou a atravessar a cidade. Havia ali um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu em uma figueira brava para vê-lo, pois Jesus estava prestes a passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: ― Zaqueu, desça depressa, porque hoje preciso ficar na sua casa. Então, ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um pecador”. Zaqueu, porém, levantou-se e disse ao Senhor: ― Olha, Senhor! Darei a metade dos meus bens aos pobres e, se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. Jesus lhe disse: ― Hoje houve salvação nesta casa, porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido." Lucas 19:1-10
Zaqueu, apesar de publicano (coletor de impostos), como todo judeu, ele devia conhecer a Torá e as profecias. E com certeza ouviu que possivelmente Jesus era o Messias prometido.
Talvez por curiosidade, resolveu ir mais perto de Jesus. Deve ter ido para saber mais sobre Ele e escutar o que ensinava. Apesar de não querer ser visto e talvez falar para si mesmo que só iria espiar, em seu coração Zaqueu sabia que Jesus era a salvação da sua casa.
Mas o que Zaqueu não sabia era que Jesus já tinha marcado esse dia para um encontro especial com ele e que o Salvador pousaria naquela noite em sua casa. E assim, em seu coração faria morada.
Quando Jesus estava passando e olhou para cima, disse para Zaqueu descer daquela árvore e que ia pousar na casa dele. E esse fato marcou Zaqueu a ponto de mudar totalmente sua vida, pois Jesus foi ficar na casa dele, que era rejeitado e tido como traidor pela grande maioria das pessoas. Mas agora o Mestre estava entrando em sua casa.
Em uma simples atitude, Jesus mostrou a Zaqueu que o amava e que ele, apesar de publicano, era uma alma a ser resgatada. Jesus não só entrou na casa de Zaqueu, mas também gerou nele uma mudança de mente e arrependimento verdadeiro.
Jesus é a chave da mudança, se você já ouviu falar dele, experimente deixar ele entrar em sua vida. E entregue todos os seus problemas e preocupações à Ele, que você vai encontrar uma resposta, saída, perdão, amor e vida.
Se você errou, pecou, foi julgado e desprezado por qualquer coisa, saiba que Jesus, o mesmo que entrou na vida de Zaqueu, quer "pousar" e "morar" no seu coração.
Comentários
Postar um comentário