No AT há a profecia de Jesus ser traído por um amigo?
Hoje trago mais um post da série das Profecias sobre Jesus. Já fiz vários outros posts, era um quadro quinzenal no blog, mas pretendo falar menos desse assunto, já que a frequência de posts aqui tem sido só um por semana.
Creio que consigo fazer posts melhores dessa forma. Então, se você quer saber mais das profecias sobre a vinda, vida, morte e ressurreição de Jesus, só pesquisar o assunto aqui no blog.
Agora vamos para o assunto desse post, que é: Há no Antigo Testamento uma profecia dizendo que Jesus seria traído por um amigo? Salmos está cheio de profecias sobre Jesus, e tem duas referências sobre isso citadas no livro Cristologia-Refidim.
Profecia Antigo Testamento:
"Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim." Salmos 41:9
Aqui Davi estava falando sobre Aitofel, que era avô de Bete-Seba e que ficou ressentido por causa do que Davi fez, então se uniu à Absalão para tirar o trono de seu pai, Davi. Isso foi uma traição para Davi e que num sentido amplo, esse versículo se refere também à Judas, que era amigo íntimo de Jesus, escolhido como discípulo, compartilhava do pão e que voltou-se contra ele.
"Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus!" Salmos 55:12-14
Essa parte cabe muito bem para Judas, que era compatriota da mesma tribo, de Judá, e passou mais de 3 anos andando com Jesus, porém a salvação não vem por andar junto, nem de particicipar das mesmas coisas.
"Macia como manteiga é a sua fala, mas a guerra está no seu coração; suas palavras são mais suaves que o óleo, mas são afiadas como punhais." Salmos 55:21
Esse versículo não está citado no livro Cristologia, porém está citado na Bíblia de Estudo do Expositor, e é algo que também se coloca para Judas, já que ele falou com mansidão: "Salve, Mestre", porém seu coração não o amava.
Cumprimento da profecia no Novo Testamento:
"Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu." Mateus 10:4
Aqui vemos que Jesus o escolheu como discípulo, e que esse o traiu.
"Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: "Salve, Mestre! ", e o beijou. Jesus perguntou: "Amigo, que é que o traz? " Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam." Mateus 26:49,50
Jesus não o chamou de amigo com ironia, e sim com bondade. Jesus realmente foi traído por um amigo, que em Salmos 55:21 nos diz que ele falava suavemente, mas não eram palavras sinceras.
E assim vemos mais uma profecia que se cumpriu, que até mesmo seria traído por um dos seus amigos. Espero que esse tema tenha te ajudado a conhecer mais a Jesus e assim te incentivar a continuar caminhando com Ele.
Até o proximo post! 🤎
Este versículo é frequentemente interpretado como uma prenúncio da traição de Jesus por Judas Iscariotes, um de seus discípulos mais próximos. Judas traiu Jesus entregando-o às autoridades por trinta moedas de prata.
ResponderExcluirSim.
Excluir