Confissão do pecado: o caminho para a cura e restauração

Essa semana trouxe mais um texto baseado em algo que meu marido escreveu para uma aula. Dessa vez sobre pecado. Lembrando que atualmente mesclo ideias minhas com as dele, então grande parte do post serão realmente minhas palavras.

Muitas vezes em que pensei em pecado e arrependimento, me lembrei de João Batista, em que:

Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo". (Mateus 3:2)

Arrependimento não é algo que se pode deixar para depois, pois sabemos que o Reino dos céus está chegando. Será que João Batista pensava que Jesus traria o reino dele fisicamente assim como outros da época e assim eles seriam libertos? Não sei, mas realmente... o Reino dos céus não é aqui.

Mas para pensarmos mais um pouco sobre pecado, vou deixar alguns versos de Elesiastes:

Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo? Não seja demasiadamente ímpio e não seja tolo; por que morrer antes do tempo? É bom reter uma coisa e não abrir mão da outra, pois quem teme a Deus evitará ambos os extremos. A sabedoria torna o sábio mais poderoso que uma cidade guardada por dez valentes. Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque. (Eclesiastes 7:16-20)

O que você entende disso que acabou de ler? Na verdade não temos como ser justos e nunca pecar, e se nos considerarmos sábios, talvez seja só aos nossos próprios olhos.

Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. (Provérbios 3:7)

💁 Não sei se você concorda comigo, porém espero sua opinião sobre esser versos nos comentários.

Continuando, todos nós precisamos reconhecer nossas limitações e entendermos que desde o pecado de Adão a nossa natureza tende aos prazeres da carne e ao pecado

E o primeiro passo para a libertação é reconhecer que somos pecadores e expor todas essas fraquezas a Jesus, assumindo assim que precisamos dEle para sermos salvos. Só através do Espírito Santo podemos abandonar as velhas práticas.

Assim como Naamã, que precisou se despir, mostrar a lepra que o consumia, mergulhar no rio as vezes designadas e só assim ser restaurado.

Definição de pecado

Do grego harmatia: pecaminoso.

Deriva de:

Adikia: impiedade, erro, injustiça;

Parábasis: transgressões, violação, desobediência;

Anomia: ilegalidade, pecado com um estado mental.

O mais interessante das traduções é que elas tem o sentido de "errar o alvo", "sair do caminho", e também é um desvio consciente do caminho que leva o homem a comunhão com Deus.

O pecado pode ser um ato mas também uma condição, ou seja, o pecado é um estado dos homens sem a regeneração. Essa qual só pode ser alcançada por aquele que crê em Cristo, isto é, confessa que este é o seu estado, vindo assim a ser regenerado em comunhão com Deus.

não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo (Tito 3:5)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pedro 1:3)


O perigo de ocultar o pecado

Se você tem uma Bíblia em casa, pode ler em Gênesis, no capítulo 3 as consequências enfrentadas por Adão e Eva quando tentaram ocultar seu pecado. Não tente ocultar algo de quem tudo vê.

Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. (Romanos 5:12-14)


As consequências do pecado e da confissão

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. (Salmo 32:3-4)

Aqui vemos Davi, que sofria muito enquanto tentava esconder seus pecados, mas que depois de confessar, estava pronto para as consequências, porém sua alma estava curada.

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Salmo 32:5)

Mas veja que é uma situação de reconhecimento. Não é algo que alguém disse para ele. Ele reconhecia que estava errado, isso é arrependimento.

Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. (Salmo 51:2-6)

Confessar o pecado a Deus ou ao homem?

Alerta! Ninguém mais pode nos perdoar, somente Deus. É a graça derramada por Cristo em sua morte e ressureição que nos permite ter acesso ao perdão de Deus.

Podemos confessar ao irmão, mas cuidado, leve em consideração se essa pessoa é alguém aprovado por Deus. Não conte seus problemas a alguém que pode te dar uma opinião ruim que vai te levar a cair mais fundo. Procure uma pessoa em que possa confiar.


Alcançando cura e restauração

Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás. (Salmo 51:16-17)

Por sentimentos de culpa ou por causa da religião, algumas pessoas se apegam a falsos moralismos e a rituais de que nada adiantam para trazer a cura e restauração. É preciso negar a si mesmo, ou seja, lutar contra o orgulho e confessar, só assim terá em Cristo a cura e libertação. Ele já levou sobre si todas nossas culpas e enfermidades.


O símbolo da confissão do pecado

Na conversão, quando falamos que Jesus é nosso salvador, automaticamente estamos confessando a culpa e que estamos em dívida. Cristo já pagou por ela e nos perdoa quando entendemos nossa natureza e nossa necessidade dEle para chegar a Deus.

Por isso Ele diz: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim.

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. (João 10:9-11)

Cristo também diz que é a porta da salvação. Em resumo, só confessando que somos pecadores e olhando para Ele como Salvador. Não há outro caminho.


Liberdade em Cristo

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! (Salmo 32:1)

Sabemos que ninguém é santo, ninguém é justo e todos dependem da obra salvadora. Esta obra já foi feita por Jesus na cruz, mas é confessando nossas fraquezas que assumimos que precisamos dela e somos curados.

Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam (Romanos 10:12)

Não escolha mais ficar longe de Deus. Enquanto você está longe, o pecado e a sabedoria aos próprios olhos toma conta de você. No fundo, todos sabemos que precisamos de Deus. Numa existência de corpo, alma e espírito, não podemos dar alimento ao corpo e a alma e esquecermos do espírito. Deus quer estar em comunhão conosco, basta apenas o invocar e dar ouvidos a voz do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas