Você já leu a epístola de Paulo aos colossenses?

Olá! Seguindo o nosso quadro sobre as epístolas de Paulo, agora vamos falar sobre a carta aos colossenses. Esse post é baseado em um estudo que meu marido fez acerca das cartas, então tem pouco ou nenhuma mudança feita por mim. 

Foi escrita enquanto Paulo estava preso e, pela semelhança com outras cartas, nos leva a crer que Filemom e Efésios tenham sido escritos na mesma ocasião, já que foram levados pelos mesmos Tíquico e Onésimo.

O que motivou Paulo a escrever essa carta foi a notícia de uma perigosa heresia legalista, agnóstica e com certo misticismo oriental, que queria se infiltrar na igrejas, levando ao crente o perigoso modo de pensar: ritos, cerimônias e normas religiosas poderiam mais que Cristo.

As heresias gnósticas davam um valor a adoração aos anjos, não reconheciam Cristo como cabeça de toda criação, acreditavam que a salvação estava ligada ao conhecer, criam em dias especiais baseados na lei judaica e eram falsamente humildes.

Paulo combate isso nessa epístola descartando qualquer outro mediador a não ser Cristo, pois Jesus é Senhor de todas as realidades, quer seja material ou espiritual.

"O Gnosticismo (da palavra grega gnose: conhecimento) pregava que o mundo havia sido criado por uma divindade imperfeita e que, por isso, a vida na Terra era apenas uma forma maléfica usada para aprisionar o espírito humano.

Dizia que o bem só seria alcançável em um nível espiritual. Também por isso, eles acreditavam que não havia porquê nos culparmos pelos males existentes na Terra, uma vez que tudo isso era propiciado pela prisão material da qual deveríamos nos libertar e que fora criada pelo deus mal que criara a Terra.

Para os gnósticos, o deus bom (um ser espiritual e supremo) havia apenas interferido no processo de criação ao inserir em cada ser humano uma centelha divina que nos tornava capazes de despertar e conhecer a verdade. Então Cristo, para os gnósticos era um mensageiro desse deus que veio com o objetivo de nos ensinar a despertar”. (InfoEscola)

Saudações e ação de graças (1.1 – 8)

Paulo saúda a igreja e inicia sua carta como de costume: graça (saudação grega) e paz (saudação hebraica).

Na saudação cita Timóteo e como em algumas outras cartas, ele chama os colossenses de “santos e fiéis irmãos em Cristo”

Demostra alegria por ter sido comunicado por Epafras sobre a fé, esperança e amor dos crentes em Colossos.

Paulo inicia assim uma carta que tem uma admoestação e alerta como conteúdo.


Oração pelo progresso espiritual dos colossenses (1.9 – 14)

Paulo faz sua mais bela oração mediante há um perigo iminente de contaminação da doutrina de Cristo, por isso ele pede para que ele “fossem cheios do conhecimento de Sua vontade, em toda sabedoria e compreensão espiritual”.


A Grandeza de Cristo (1.15 – 2.5)

A supremacia de Cristo comparado:

  • Ao universo (1. 15 – 20);
  • Experiências dos crentes ( 1.21 – 23);
  • E na sua própria experiencia (1.23 – 2.5).


Falsas filosofias devem ser rejeitadas ( 2.6 -15) 

Paulo pede para que os colossenses se mantenham naquilo que receberam, felizes por estarem em Cristo Jesus, e alerta para que ninguém venha persuadi-los com falsas filosofias e vã sutilezas.

Circuncisão na carne e no espírito e o batismo como símbolo da conversão.

Falsas práticas devem ser evitadas (2.16 – 23)

Rituais, filosofias, costumes e dias meramente religiosos foram combatidos por Paulo. Como poderíamos dar mais valor as coisas que apontavam para Cristo e seu sacrifício do que a ele próprio

Seguir certos ritos e tradições religiosas era de proveito somente para o próprio orgulho dos indivíduos. 

A salvação nunca depende do indivíduo, mas depende de Cristo e a fé nele nos leva até ela.


Contraste entre a nova e velha vida (3.1 – 11)

Logo após Paulo pregar a graça e a salvação pela fé, ele adverte que aquele que morreu em Cristo Jesus deve ser diferente. Suas práticas devem mudar, tanto suas ações como suas palavras.

Não somos capazes de deixar tudo por nós mesmos, mas se buscarmos no Senhor vivendo no Éspírito, cumpriremos a justiça de Deus.


As vestes da santidade (3.12 – 17)

A santidade é olhar nosso irmão e apontar o dedo?

Paulo vai escrever aos colossenses que se revestir de santidade é ser longânimo, benigno, humilde, manso, suportar um ao outro, perdoar, ensinar, e cultuar a Deus em comunhão.

Assuntos concernentes a vida domestica (3.18 – 4.1)

Sem uma transição aparente, Paulo vai falar à famílias cristãs. Isso nos mostra a importância dos lares familiares na Igreja de Cristo, já que essa parte da carta vai se assemelhar a carta de Efésios nos capítulos 5 e 6, em que Paulo também aconselhara as famílias.

Esposos e esposas, filhos e pais, senhores e servos são exortados quanto a suas condutas.


Exortação a oração, a sabedoria e a conversação prudente

Paulo vai pedir aos irmãos que permaneçam, que sejam constantes na vigilância e oração, ensinada já por Jesus aos discípulos no Getsêmani.

Paulo pede que orem pelo seu ministério e de outros pregadores do evangelho, para que eles possam ter a oportunidade de pregar, Paulo se diz preso.

Quanto ao modo de viver e falar, remindo o tempo (controlando) e sabendo falar de forma temperada, sempre pra edificação dos que ouvem.


Recomendações e saudações finais

Paulo menciona quem levará a carta e as notícias da sua situação, e traz várias saudações enviadas à Igreja e pede que após lida a carta, seja encaminhada a Laodicéia.


Espero que você tenha gostado desse breve resumo sobre a carta de Paulo aos colossenses. Se tiver alguma coisa a acrescentar, sinta-se à vontade para deixar um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas